Exames do sistema urinário

Sumário

Exames do sistema urinário em urologia pediátrica

Quais são os exames mais comuns em urologia pediátrica e porque eles são realizados?

Os exames examinam diferentes partes do sistema urinário. Seu filho pode precisar de mais de um exame.

Exames de Creatinina e Uréia em Urologia Pediátrica

São exames de sangue simples que mostram como estão funcionando os rins.

Sumário de urina e urocultura

Mostra alterações na urina que por sua vez podem sinalizar doenças no corpo, no sangue ou nos rins. Também é usado para avaliação de infecções urinárias, junto com a urocultura (cultura de urina para ver se há crescimento de bactérias que estejam supostamente causando infecção urinária).

Urina 24h em Urologia Pediátrica

Muito importante na investigação de doença calculosa (cálculos renais).

A urina é coletada por um período de 24h e então uma séria de exames são feitos com esse fluído, na tentativa de identificar a causa dos cálculos renais.

Ultrassonografia ou Ecografia do aparelho urinário

É um dos exames mais comumente realizados em Urologia pediátrica.

Tem o objetivo de fazer uma avaliação anatômica do trato urinário, desde os rins até a bexiga.

Alterações na ultrassonografia do aparelho urinário alerta para possíveis diagnósticos, dependendo de cada caso.

Cistouretrografia miccional retrógrada (CUM)

Pode ser Indireta (feito após um Renograma) ou Direta (feito diretamente pela bexiga). Quando feito de maneira indireta, este exame será feito 30-60 minutos após a injeção intravenosa de um contraste que é excretado pelo rim e desce pelo ureter até a bexiga, sendo realizado enquanto seu filho esvazia a bexiga.

Às vezes o médico quer ver a bexiga enquanto ela se enche também e isso é muito importante para exames com o objetivo de diagnóstico de Refluxo vésico-ureteral, por exemplo.

No caso da Uretrocistografia direta, a equipe de Radiologia colocará gentilmente uma sonda para até o interior da bexiga. Então a bexiga será enchida com uma solução salina misturada com contraste. O exame é feito para mostrar a fase de enchimento da bexiga. Quando seu filho precisa esvaziar a bexiga, o cateter é removido. O exame é feito enquanto seu filho esvazia sua bexiga (enquanto faz xixi).

Nota: Se um cateter foi colocado, seu filho pode sentir um leve desconforto/ardência quando fizer o primeiro xixi. Isto logo desaparecerá. Esse exame não pode ser feito com sedação porque é necessário a micção espontânea da criança.

Cintilografia renal com DMSA em Urologia Pediátrica

É um exame muito importante que serve para avaliar a função dos rins. 

É feito Através do radiofármaco DMSA-99 mTc (ácido dimercaptossuccinico). É necessário um acesso venoso para esse exame. Então um líquido com radiofármaco é injetado para que chegue até o rim, onde os túbulos renais (estruturas que filtram a urina nos rins) o captam e então são feitas as imagens. 

O exame levará cerca de 30 a 45 minutos.
É útil par investigar processo patológicos como pielonefrites, nefropatia, malformações renais e cicatrizes renais por infecções causadas pelo refluxo vésico-ureteral.

As imagens podem mostrar os danos causados aos rins pelas infecções urinárias. É muito importante para o diagnóstico de cicatrizes renais (lesões irreversíveis nos rins).

Seu filho pode precisar retornar para uma outra imagem 1-3 horas depois. Isto levará 10 minutos. seu filho receberá um diurético (um medicamento) antes do exame. Isto aumentará a quantidade de urina produzida pelos rins. Se seu filho não for treinado para ir ao banheiro, ele pode precisar ser cateterizado (passagem de um sondinha para esvaziar a bexiga). Uma enfermeira fará isso.

Cintilograifia renal com DTPA em Urologia Pediátrica

A cintilografia renal dinâmica, que estuda a função do rim de filtrar o sangue, através da forma e excreção da “urina radiomarcada” pelo radiotraçador DTPA-99 mTc (ácido dietilenotriamino pentacético).

Tem a função de mostrar como está a excreção de urina, procurando ver se há obstrução nas vias urinárias do trato alto (ureteres e rins). É administrado diurético para estimular a excreção. Indicações: Processos obstrutivos das vias excretoras renais, como Estenose de JUP e Megaureter obstrutivo.

O que acontece durante os testes de cintilografia?

Nos exames de cintilografia, cada teste começa com a injeção do material radioativo na veia. Não se preocupe, o nível de radiação é seguro, o mínimo necessário para realizar o exame e não prejudicará seu filho.

Seu filho terá um acesso venoso seguro (veia) e receberá a injeção deitada em uma cama. O exame começará imediatamente. Serão necessários cerca de 30 minutos. Nem sempre é fácil conseguir manter a criança mais relaxada e confortável, mas o ideal é que ela fique o mais imóvel possível. Os pais são muito importantes nesse momento.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

O sangue e a urina de seu filho ficarão minimamente radioativos por cerca de 24 horas após o exame. Use luvas e lave bem as mãos se você tocar nesses fluidos, por  exemplo, ao trocar uma fralda.

Encoraje seu filho a beber muito e esvaziar sua bexiga frequentemente. Lavar o vaso sanitário  sempre que ele fizer xixi.

Notas:

  • Se seu filho recebeu um diurético, ele vai querer esvaziar a bexiga com frequência por algumas horas depois.
  • Os exames utilizam radiofármacos que não apresentam reações alérgicas, não necessitam de preparo prévio (jejum ou ficar de bexiga cheia) e apresentam menor taxa de exposição à radiação.

Quer saber sobre outros exames? Clique aqui.

Leia também:

Enurese
Patologias
Dr. Anselmo Hoffmann

Enurese (Xixi na cama)

O que é incontinência urinária (enurese)?A incontinência é a micção acidental ou intencional em crianças que estão em uma idade em que deveriam ser capazes

Leia mais »
sistema urinário
Exames
Dr. Anselmo Hoffmann

Exames do sistema urinário

Exames do sistema urinário em urologia pediátrica Quais são os exames mais comuns em urologia pediátrica e porque eles são realizados? Os exames examinam diferentes

Leia mais »
cuidados pos operatorios
Informações ao Paciente
Dr. Anselmo Hoffmann

Cuidados pré-operatórios

Cuidados pré-operatórios: Haverá uma consulta pré-anestesica. Levar todos os exmes nesse dia. No dia do procedimento:  Levar roupas leves Ficar atento as orientações de jejum

Leia mais »