Infecção urinária em crianças

Uma infecção urinária ou infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana da bexiga e, às vezes, dos rins. A infecção da bexiga é chamada de cistite. As infecções da bexiga ocorrem quando as bactérias viajam pela uretra até a bexiga. Normalmente, a uretra é protegida, mas se ficar irritada com banho de espuma ou xampu, as bactérias podem crescer lá. A limpeza descuidada após a evacuação também pode causar irritação. As infecções da bexiga precisam ser tratadas imediatamente para que a infecção não se espalhe para os rins. Uma infecção renal é chamada de pielonefrite.

Causas

Às vezes, as ITUs podem ser causadas por uma anormalidade nos rins ou na bexiga. Os bebês que têm ITU precisarão fazer exames radiológicos especiais para procurar anormalidades nos rins ou na bexiga.

Sintomas

Os sintomas da ITU incluem micção frequente ou dolorosa, xixi durante o dia ou à noite, vazamento ou gotejamento e urina com odor fétido. Febre, dores de estômago na parte inferior do abdômen e vômitos também podem estar presentes.

Se seu filho desenvolver sintomas de uma UTI, ligue para o médico para agendar uma consulta o quanto antes. O médico vai querer fazer uma cultura de urina. Às vezes é um desafio fazer uma cultura de urina em bebês com menos de um ano de idade, já que você não pode simplesmente segurar uma garrafa de urina sob o bebê enquanto ele urina. O médico pode fornecer um dispositivo esterilizado especial que gruda na área genital do bebê para coletar a urina ao longo do tempo. Às vezes, o pequeno cateter pode ser inserido muito suavemente na bexiga para coletar a amostra de urina.

Em crianças mais velhas que são treinadas para ir ao banheiro, use um frasco esterilizado do consultório médico. Limpe a área genital do seu filho com água e bolas de algodão antes de urinar. Depois que eles começarem a urinar no vaso sanitário, coloque o frasco sob o fluxo de urina. Remova o frasco antes que eles terminem de urinar. Este método é conhecido como coleta de uma amostra de urina de jato intermediário.

Tratamento da infecção urinária em crianças

Enquanto espera que os resultados da cultura de urina voltem, o médico provavelmente prescreverá antibióticos para matar as bactérias que causam a infecção. Tente não esquecer nenhuma dose e certifique-se de que seu filho tome todos os medicamentos prescritos. Eles provavelmente se sentirão melhor dentro de 48 horas após o início da medicação. No entanto, não pare a medicação simplesmente porque se sente melhor. Dê o antibiótico durante todo o tempo prescrito, para evitar que a UTI reaja novamente.

Enquanto isso, aqui estão algumas outras maneiras de ajudar seu filho:

• Dê-lhes muito líquido para ajudar a eliminar a infecção.

• Se a micção for dolorosa ou se tiver febre acima de 38,5°C (101°F), dê ao seu filho paracetamol ou ibuprofeno conforme indicado na embalagem.

• Dois dias após o início, leve seu filho de volta ao médico para saber os resultados da cultura de urina e certificar-se de que os antibióticos estão funcionando corretamente. Seu médico pode querer verificar a urina do seu filho novamente em algumas semanas.

Se o seu filho tiver dores nas costas ou começar a ficar muito doente, leve-o ao médico imediatamente. Leve-os também a um médico se a febre ou dor ao urinar durar mais de 48 horas depois de começarem a tomar os antibióticos.

Prevenção de ITU

Aqui estão algumas dicas para prevenir ITUs em bebês e crianças:

• Ao dar banho em seu filho, lave a área genital com água, não com sabão.

• Não use banho de espuma, pois é bastante irritante.

• Não coloque xampu ou outros sabonetes na água do banho.

• Dê ao seu filho muito líquido todos os dias para manter um bom fluxo de urina.

Aqui estão mais algumas dicas para prevenir infecções do trato urinário à medida que seu filho cresce e se torna treinado para ir ao banheiro:

• Incentive seu filho a urinar depois de tomar banho.

• Ensine sua filha a se limpar da frente para trás depois de urinar e evacuar.

• Incentive seu filho a urinar pelo menos a cada três ou quatro horas durante o dia.

• Dê ao seu filho roupas íntimas de algodão soltas e incentive-o a não usar roupas íntimas à noite.

Se existir uma anormalidade dos rins ou da bexiga, a prevenção de ITUs pode exigir um antibiótico de baixa dose diária. O seu médico poderá dar-lhe informações e conselhos sobre o uso profilático de um antibiótico para prevenir a infecção do trato urinário.