Bexiga Neurogênica em Urologia Pediátrica

Sumário

O que é bexiga neurogênica?

A bexiga tem duas funções principais: armazenar a urina e depois esvaziá-la quando estiver cheia. Para que esse processo seja bem-sucedido, os nervos e os músculos do trato urinário devem trabalhar juntos. Os nervos transportam mensagens da bexiga para o cérebro e do cérebro para os músculos da bexiga e do esfíncter (o músculo de “segurança” entre a bexiga e a uretra). Essas mensagens dizem ao músculo da bexiga para relaxar ou contrair. Em uma bexiga neurogênica, os nervos que deveriam transmitir essas mensagens não funcionam adequadamente, de modo que a bexiga não é capaz de armazenar ou esvaziar a urina de forma eficaz.

Nível da lesão medular e consequente alteração na bexiga (bexiga neurogênica).

Causas da Bexiga neurogênica

Em crianças, uma bexiga neurogênica pode estar relacionada a um defeito congênito ou pode ser adquirida como resultado de um problema diferente. A seguir estão algumas das causas mais comuns de bexiga neurogênica:

  • Espinha bífida: Este é um defeito da medula espinhal que ocorre durante o crescimento inicial de um bebê no útero.
  • Lesão/Trauma da medula espinal. Este é um dano à medula espinhal de um acidente ou outra lesão.
  • Tumor do sistema nervoso central. Este é um crescimento na medula espinhal.
  • Tumores pélvicos

Sintomas Bexiga neurogênica

Os sintomas da bexiga neurogênica podem variar dependendo da causa e de outras condições associadas. Em muitos casos, a bexiga neurogênica está associada ao seguinte sintomas e complicações:

  • Vazamento de urina: isso significa urina saindo sem controle. Isso geralmente ocorre quando os músculos que prendem a urina na bexiga não recebem a mensagem certa.
  • Retenção de urina. Isso significa ter problemas para liberar urina. Isso acontece se os músculos que prendem a urina na bexiga não recebem a mensagem de que é hora de soltar.
  • Hidronefrose
  • Refluxo vesicoureteral (RVU)
  • Infecção do trato urinário (ITU)
  • Pedras nos rins

Avaliação e diagnóstico

Seu filho pode passar por uma variedade de testes para nos ajudar a confirmar o diagnóstico e conhecer a extensão da condição.

Exames para o diagnóstico de Bexiga neurogênica

  • Estudo urodinâmico: este exame avalia quão bem a bexiga do seu filho se enche e esvazia. E imprescindível que seja realizado nos primeiros meses de vida da criança que nasce com Bexiga neurogênica.
  • Ultrassonografia renal e vesical
  • Cistouretrograma miccional
  • Ressonância magnética da coluna
  • Exames de sangue para avaliar a função renal

A Divisão de Urologia Pediátrica é especializada no atendimento de crianças com bexiga neurogênica. Todos os anos Dr Anselmo Hoffmanmn trata e acompanha centenas crianças com esta condição, desde recém nascidos até a adolescência, mais comumente através do Programa de Bexiga Neurogênica, desenvolvido nos hospitais onde Dr Anselmo Hoffmann atua.

Dr Anselmo explica que os objetivos no tratamento de crianças com bexiga neurogênica são preservar a função renal, alcançar a continência social e promover uma auto-estima positiva à medida que as crianças crescem. 

A equipe é sempre multidisciplinar, com Dr Anselmo, enfermeiros e psicólogos que juntos trabalham em estreita colaboração com sua família para garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Cateterismo intermitente limpo (CIL)

Cateterismo intermitente limpo (CIL),  é um procedimento limpo, mas não estéril, ensinado aos pais e familiares por nossa equipe treinada. O cateterismo intermitente é feito para esvaziar a bexiga em horários regulares durante o dia.

Ao esvaziar rotineiramente a bexiga, ajuda no seu funcionamento, diminuindo o risco de infecções urinárias, previne a hidronefrose, protege a bexiga e alcança a continência.

Drenagem por cateter durante a noite: Algumas crianças precisam deixar um cateter na bexiga enquanto dormem para drenar continuamente a urina durante a noite. Isso pode reduzir a frequência de infecções urinárias, melhora a dilatação renal e melhora a continência. A drenagem noturna em conjunto com o cateterismo intermitente limpo durante o dia pode manter as propriedades de armazenamento da bexiga e evitar a cirurgia.

Antibioticoterapia profilática: Se houver preocupações de incapacidade de esvaziar a bexiga, refluxo vesicoureteral (RVU) ou outras condições que colocarão seu filho em maior risco de desenvolver uma infecção do trato urinário, uma dose baixa de antibióticos uma vez por dia pode ser recomendado.

Medicamentos anticolinérgicos: Esta classe de medicamentos (Oxibutinina/Retemic, Mirabegron/Myrbetric) ajuda a relaxar os músculos lisos da bexiga, prevenir contrações da bexiga e aumentar a capacidade da bexiga. Pode ser recomendado de acordo com o Estudo urodinâmico.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia pode ser apropriada para pacientes cuja incontinência não pode ser controlada por medidas clinicas, como uso de medicações e cateterismo.

Entre os procedimentos cirúrgicos, temos:

Vesicostomia: A vesicostomia é uma abertura na parte inferior do abdome para a bexiga que permite que a urina seja drenada continuamente. A abertura é criada por um procedimento cirúrgico onde uma pequena incisão é feita através da pele e na bexiga. Uma pequena parte da parede da bexiga é virada do avesso e costurada no abdômen. Aparece como uma pequena fenda, cercada por tecido rosa. A vesicostomia é uma opção temporária e pode ser revertida no futuro.

Aumento da bexiga: O aumento da bexiga aumenta a capacidade e diminui a pressão da bexiga usando segmentos do intestino como um remendo.

Apendicovesicostomia (Mitrofanoff): em uma apendicovesicostomia, um estoma continente (abertura) é criado para facilitar o acesso ao esvaziamento da bexiga. Este segmento pode ser usado com o apêndice cecal ou uma porção do intestino que conecta a bexiga à superfície da pele. Essa técnica possibilita que crianças e adolescentes passem um cateter pelo estoma para esvaziar a bexiga, dando-lhes independência adequada à idade. Esse procedimento geralmente é combinado com procedimentos cirúrgicos adicionais para aumentar a capacidade da bexiga e, muitas vezes, com procedimentos que diminuem as chances de perda urinária pela uretra.

MACE (enema colônico anterógrado de Malone): Um procedimento MACE permite que crianças com incontinência de fezes apliquem um enema diretamente no cólon, para esvaziá-lo das fezes, em vez do reto. Um estoma continente (abertura) pode ser criado com o apêndice ou a porção do intestino que se conecta à superfície da pele.

Botão de cecostomia: Um botão de cecostomia é um pequeno tubo de plástico que é colocado no cólon através do abdômen. Como o procedimento MACE, ele permite que crianças com incontinência fecal forneçam fluido diretamente ao cólon para esvaziá-lo das fezes.

Conclusão Bexiga Neurogênica em Urologia Pediátrica:

Como posso ajudar meu filho a viver com bexiga neurogênica?

Viver com uma bexiga neurogênica pode ser difícil. O vazamento de urina pode causar constrangimento. Pode levar a problemas de auto-estima para o seu filho. É vital para o tratamento e desenvolvimento emocional do seu filho que você seja solidário e paciente. É preciso trabalho e tempo para aprender a administrar melhor a vida do seu filho. 

O acompanhamento médico periódico é imprescindível. 

Vídeos:

  1. O que é espinha bífida (disrafismo medular)

https://www.youtube.com/watch?v=ouMi5z1vwbE

  1. Tratamento intra-útero da espinha bífida (disrafismos medulares)

Leia também:

Enurese
Patologias
Dr. Anselmo Hoffmann

Enurese (Xixi na cama)

O que é incontinência urinária (enurese)?A incontinência é a micção acidental ou intencional em crianças que estão em uma idade em que deveriam ser capazes

Leia mais »
fimose infantil
Patologias
Dr. Anselmo Hoffmann

Fimose

Fimose é a dificuldade, ou mesmo a impossibilidade de expor a glande (“cabeça” do pênis) porque o prepúcio (“pele” que recobre a glande, a cabeça

Leia mais »