Quem é o médico urologista pediátrico?

Sumário

O urologista pediátrico é um médico que atende e trata problemas urinários e genitais de crianças de ambos os sexos, desde a fase intra-uterina, passando pelo período neonatal, lactentes, pré-escolares, escolares e adolescentes até o início da idade adulta.

O profissional formado em urologia pediátrica deve ter, além da graduação no curso de medicina, residência médica em Cirurgia geral (mínimo de 2 anos),Urologia (mínimo de 3anos) e especialização específica em Urologia Pediátrica.

As Sociedades internacionais de Urologia Pediátrica recomendam que o urologista pediátrico tenha atividades exclusivamente na área de urologia e que no mínimo 80% da prática médica seja realizada em crianças e patologias desenvolvidas na infância.

Assim, procure sempre um especialista que tenha experiência e certificação (Título em Urologia Pediátrica) reconhecida pela Sociedade de Urologia do seu país de atuação(confira a certificação de Dr. Anselmo no final desse tópico).

No entanto, é um direito de todas as pessoas buscar informações sobre o médico que estará atendendo seu filho. Existem vários canais para isto, como os Conselhos Regionais de Medicina que prestam este tipo de informação, ou o acesso ao currículo lattes, além de informações prestadas pelo próprio médico e que poderão ser averiguadas pelos interessados.

Quais os problemas que o urologista pediátrico trata?

O urologista pediátrico atende às malformações congênitas ou doenças adquiridas no trato urinário de ambos os sexos.

Além disso, cabe ao urologista pediátrico atender às mal formações genitais masculina (pênis, testículos e bolsa escrotal) e muitos casos de mal formações genitais de meninas. As doenças do trato urinário compreendem os rins, a bexiga, os ureteres, e a uretra.

Os problemas congênitos genitais masculino são as malformações do pênis e uretra de meninos e os problemas com os testículos ou com a bolsa escrotal.

Os problemas genitais femininos com as malformações da uretra feminina e da genitália externa feminina (vulva e vagina) também podem ser atendidas pelo urologista infantil.

O urologista atua tanto do ponto de vista de atendimento clínico, como também faz cirurgias de correção sempre que necessário.

As alterações nos rins detectadas durante a gravidez devem ser prontamente tratadas ou deve-se esperar o nascimento do bebê?

De um modo geral, as alterações renais que são vistas durante as ultrassonografias obstétricas podem aguardar o crescimento/amadurecimento do feto até o parto. Evidentemente que as situações devem ser avaliadas individualmente. Mal formações menos graves são tranquilamente aguardadas com apropriada orientação e esclarecimento aos pais.

Alterações maiores, como dilatações renais bilaterais com diminuição do líquido amniótico ou alterações na bexiga, muitas vezes não são necessárias para a interrupção da gestação, mas o nascimento já deve ser programado para um Hospital com UTI Neonatal preparada para o atendimento do recém-nascido gravemente enfermo. As intervenções fetais urológicas (pequenas cirurgias no feto intra-uterina) já são feitas no nosso meio, mas apenas em casos muito bem selecionados.

Crianças muito pequenas, mesmo as recém-nascidas, podem ser submetidas à cirurgia?

Sim. Se houver necessidade de intervenção cirúrgica precocemente, uma equipe de anestesistas treinada em anestesia pediátrica poderá fazer a anestesia em qualquer momento da vida. Crianças pequenas são geralmente muito saudáveis e os riscos de complicações são muito pequenos em relação ao benefício que a cirurgia trará.

Evidentemente que a criança será avaliada previamente pelo pediatra/neonatologista e pelo anestesista. Situações que não são classificadas como urgência ou emergência, onde a cirurgia pode ser adiada, a programação da cirurgia para após 6 meses de vida é mais adequada.

Algumas patologias têm uma idade ideal para serem tratadas com cirurgias e algumas outras têm uma idade limite. Saiba mais sobre essas patologias na sessão de Tratamento(link interno) ou pergunte ao seu Urologista Pediátrico.

Leia também:

Estudo Urodinâmico
Exames
Dr. Anselmo Hoffmann

Estudo Urodinâmico

Estudo Urodinâmico, qual a finalidade? Estudo urodinâmico é um exame muito importante para estudar a bexiga.  Ele permite observar: Como a bexiga enche e esvazia.

Leia mais »